Alguém já disse...

Os do mal começam a vencer quando os do bem cruzam os braços!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O que pensar de tudo isso?

            Passados alguns dias da cinematográfica ação da polícia nos morros cariocas, algumas reflexões se fazem importantes, apesar de tudo o que já foi dito.
            Primeiro, é certo que existe um interesse político-eleitoral relacionado com a questão da segurança. Isso não só nos morros cariocas como em todo lugar. Muitos políticos têm, nessas comunidades abandonadas pelos poderes públicos, seus currais eleitorais. Para esses, não havia interesse na mudança do status quo vigente. Para seus adversários, era uma questão de oportunidade. E o perigo é constante, pois enfraquecendo-se uns, fortalecem-se outros. Tem que haver uma ruptura do círculo vicioso e sua substituição por um círculo político virtuoso.
            Segundo, e relacionado ao primeiro, a questão da segurança no Rio de Janeiro e no Brasil de uma forma geral não será alterada por ações pontuais e isoladas. Os poderes públicos têm que ocupar os espaços que antes pertenciam ao crime organizado(?). Junto com a segurança deve vir, obrigatoriamente, a justiça, a educação, a saúde, a distribuição de renda, etc. Sem essas, aquela se torna inócua.
            Terceiro, e relacionado às anteriores, medidas realmente efetivas só refletirão seus positivos efeitos a médio/longo prazo. Junto com as mudanças institucionais deve ocorrer a mudança da mentalidade das pessoas que vivem nessas comunidades e em seu entorno. Isso não se faz de um dia para outro. Leva anos. Talvez décadas.
            Os primeiros passos estão sendo dados. A expectativa é grande. Torçamos para que tudo dê certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário