Alguém já disse...

Os do mal começam a vencer quando os do bem cruzam os braços!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mobilização e Participação



             Não sei se o amigo leitor tem notado, mas é cada vez mais frequente o número de manifestações, nem sempre pacíficas, das comunidades na defesa de seus interesses sociais e econômicos. Em todo território brasileiro tem surgido notícias de extensos grupos de pessoas se manifestando, publicamente, contra aumento das passagens, das prestações escolares, do custo de vida, contra a violência, contra a corrupção, contra a censura nos meios de comunicação, etc.
             Não é de se estranhar que essas mobilizações sejam capitaneadas, via de regra, por jovens que frequentam os bancos escolares secundaristas ou universitários.
            Estamos diante de uma geração já não traz consigo o ranço da censura e da repressão, muito comuns nos dias da ditadura. Perderam o medo de sair às ruas, de questionar o poder instituído e suas ações e decisões (que nem sempre vêm de encontro às expectativas), de defender seus direitos e seus interesses. Mesmo que às vezes haja algum excesso, são movimentos carregados de legitimidade, de autoridade e de significação.
O próximo passo será transformar este novo comportamento em voto consciente e em participação política. Aí sim, amigo leitor, poderemos engendrar por um caminho que se apresentará promissor no sentido de diminuir (já que acabar parece, sob um ponto de vista pessimista, impossível) com a corrupção, o clientelismo, o empreguismo e o favorecimento da administração pública, práticas essas que são, sobremaneira, um dos grandes males desse nosso mundo, em especial de nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário