Alguém já disse...

Os do mal começam a vencer quando os do bem cruzam os braços!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Por que não lemos mais?



            Pelo que tenho observado nas pesquisas, o brasileiro não é um dos maiores leitores do mundo, muito pelo contrário. O índice de leitura em nosso país é muito baixo. Alguns fatores responsáveis por esse fenômeno são bastantes conhecidos: os preços proibitivos dos livros e a falta de hábito são os principais; mas não se justificam por si só.
              Raras são as famílias onde a leitura é um hábito; leitura dos pais e dos filhos. Quem não cultiva, não colhe; nem por imposição. Tanto é assim que as estatísticas (sempre elas) estão aí para comprovar que nas famílias onde os pais são leitores regulares a tendência é os filhos também o serem.
           O preço dos livros também não serve de justificativa. Existem bibliotecas públicas e bibliotecas escolares que possuem excelente acervo e onde a retiradas de livros é praticamente de graça; jornais e revistas também possuem preço mais “conveniente”.
             A rede mundial de computadores (internet) também é um local que oferece ótimas oportunidades de leitura; e a custo quase zero. Nesse sentido, todo aquele que acessa o face book, orkut ou e-mail tem, também, acesso a livros (tanto no sistema on line quanto no off line).
          Então voltamos ao item anterior: não temos o hábito. O pior é constatar que muitas pessoas defendem a ideia de que ler é uma “perda de tempo”. E esse ponto de vista passa a ser reproduzido pela sua família.

            E é sabido que quem lê mal, escreve mal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário