Alguém já disse...

Os do mal começam a vencer quando os do bem cruzam os braços!

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

O mesmo do mesmo, sempre!!!

      O governador do estado encaminhou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei – PL que objetiva permitir-lhe aumentar o valor do ICMS aplicado aos produtos e serviços consumidos no Rio Grande do Sul. A alíquota geral de cobrança passaria dos atuais 17 % para 19,5 %. 

       O ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos, é, grosso modo, imposto cobrado sobre a venda de produtos e serviços que circulam entre cidades e estados ou de pessoas jurídicas para pessoas físicas, auxiliando os estados a arrecadar dinheiro para financiar os serviços públicos. O valor do ICMS é adicionado ao preço final do produto ou serviço que você compra. A justificativa do governo estadual é de que o aumento se faz necessário para evitar perdas com a divisão de impostos que passará a ser feita pelo governo federal após a aprovação das novas regras da reforma tributária. Muitos estados brasileiros também estão promovendo esse aumento.

Imagem da Internet

         No entanto, existe aqui no Rio Grande uma grande resistência por parte da sociedade e de boa parcela da classe política (de oposição, diga-se) para promover tal aumento, sob a justificativa de que não é momento para aumento de impostos, ou que o aumento puro e simples não resolverá os problemas do estado, ou ainda que aumentar a carga tributária da população sem uma contrapartida no enxugamento da máquina estatal e na melhora da qualidade dos serviços públicos oferecidos não é uma alternativa razoável...

Com a palavra nossos deputados estaduais. 

O que o amigo leitor pensa a respeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário