Alguém já disse...

Os do mal começam a vencer quando os do bem cruzam os braços!

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Voleibol I

3º Lugar - Superação
O belo e primaveril domingo de ontem, 19/11, se apresentou como muito convidativo para a prática de esportes. Assim, seis equipes femininas de voleibol se dispuseram em aceitar o convite de participar do Torneio de Voleibol organizado pelos professores do Terceiro Ano do Ensino Médio da Escola Curupaiti. Três equipes eram de Vale Verde e três eram visitantes de Santa Cruz do Sul. Interessante é que uma equipe do Vale e outra de SCS, mesmo sem se conhecerem, se inscreveram com o mesmo nome...
As equipes
As equipes aqui do Vale reuniam as maiores expoentes do voleibol municipal, além de algumas convidadas já íntimas dos eventos esportivos daqui. A equipe Campeã do ano passado, Juventus, manteve a base e, como de costume, veio muito forte, sendo destaque a atleta que, consideração pessoal, é a melhor jogadora de voleibol de nossa cidade, no momento: Alice Petrolli (apesar de o preparo físico, ou melhor, a falta dele, estar começando a comprometer o desempenho). A equipe Unidas pelo Vôlei 1, mostrou-se, também, fortemente constituída, com atletas conhecidas e que dispensavam avaliação. Já a equipe Vale Vôlei, que me convidou para ser “treinador”, se é que isso é possível em se tratando de uma equipe onde as atletas se reúnem para jogar uma ou duas vezes ao ano, sendo que eu mesmo há mais de ano nas as via jogando, enfrentou muitas dificuldades, pois três de suas atletas não puderam comparecer, ficando apenas com o número regulamentar mínimo. Cabe uma pergunta: o que faz um técnico numa condição dessas? Simples: organiza a equipe, determina as diagonais, instrui as jogadoras e as jogadas, cobra excelência (quando isso é possível, claro, kkkk), mantem a equipe mobilizada e com foco...
As Campeãs - Invictas
As três equipes de SCS, Pró Vôlei, Unidas pelo Vôlei 2 e Wilson’s, desde a chegada mostram-se diferenciadas, apresentando uma verdadeira estrutura de equipe, sendo esse um diferencial que ficou latente ao longo da competição, tanto que todas se classificaram para a semifinal.
As expectativas
Ao bom público que se fizera presente no Ginásio Municipal Hugo Froemming,  uma verdade se desenhou: as três equipes de SCS ocupariam três vagas na semifinal, restando uma vaga para as três equipes do Vale. Dessas, Juventus, pelo conjunto, levava uma pequena vantagem sobre a Unidas pelo Vôlei 1. O Vale Vôlei já estava descartado...
A fase classificatória
As equipes de SCS confirmaram o favoritismo. Duas das três equipes se classificaram invictas, e a outra com uma derrota apenas. Restava, então, uma vaga para as três equipes do Vale.
2º Lugar - Final Emocionante - 29X27
Uma observação: o sorteio da ordem dos jogos realizada na sexta-feira fez com que as equipes do Vale enfrentassem primeiro as de SCS. Assim, a disputa entre as equipes do Vale pela vaga à semifinal começou a ocorrer apenas nas últimas rodadas da fase classificatória, enquanto que as de SCS disputavam, àquela altura, a ordem de classificação (e os cruzamentos na próxima fase).
Com a vitória sobre a forte equipe do Pro-Vôlei, de SCS, a Juventus se apresentou como candidata à vaga na semifinal, faltando os confrontos contra suas conterrâneas. Veio, então, o jogo contra a Unidas 1, forte equipe, com consideráveis expoentes individuais. Mais uma vez a Juventus se apresentou superior e se impôs com relativa tranquilidade. Faltava, então, um jogo apenas, contra o Vale Vôlei, minha equipe. Com a derrota, a Unidas 1 deu adeus à pretensão de seguir no certame. Isso não impediu que fizesse um grande jogo contra as futuras campeãs na última rodada. Mostrou um voleibol que esteve ausente no restante do torneio.
A equipe do Vale Vôlei começou o torneio enfrentando as fortes equipes de SCS. Três jogos, três derrotas. Então, fomos para os jogos contra as valeverdenses precisando de cem por cento de aproveitamento. A ordem do dia: “gurias, não podemos mais perder”. E não perderíamos.
O primeiro enfrentamento seria contra a Unidas 1. Jogo tenso visto que para nós, só a vitória nos mantinha com chances de passar para a próxima fase. Com chances, pois se ganhássemos, disputaríamos a vaga no jogo final com a Juventus (àquelas alturas eu já sabia que, se ganhássemos da Unidas 1, aquele jogo final valeria a vaga em face do critério de desempate: confronto direto – um técnico serve para conhecer o regulamento e fazer contas, também.). O jogo contra a Unidas 1 começou de forma arrebatadora. Para as adversárias: diferença de seis pontos. Aos poucos fomos reagindo, explorando alguns pontos fracos, errando um pouco menos, as levantadoras corrigindo e as atacantes recuperando a confiança no braço. Aí pah, ganhamos! Agora sim, vinha mais um jogo decisivo, valendo vaga na semifinal e contra a atual campeã (para quem perdemos o título ano passado).
Sabíamos que a Juventus era favorita. Sabíamos que era uma equipe mais forte que a nossa. Sabíamos que as estatísticas pesavam contra nós. Só que, ao contrário do jogo contra a Unidas 1, começamos errando pouco, acertando as jogadas básicas e pressionando as adversárias desde o primeiro ponto. Viramos na frente. Aqui, duas impressões: uma, que as adversárias entraram com um pouquinho de indiferença, como se estivessem apenas cumprindo tabela e, em alguns casos, ostentando uma relativa superioridade; outra, que não se deram conta que era jogo decisivo... E, com uma boa vantagem seguimos o set até por volta do 19º ponto. Se as adversárias se aproximaram, e se aproximaram muito, a formatação da nossa equipe nos últimos pontos foi fundamental: as melhoras passadoras no fundo e o saque na mão certa... Fichamos o jogo em 25X23. Nossa meta foi atingida: ocupar uma das vagas na semifinal. 
A semifinal e o surpreendente terceiro lugar
Na semifinal pegamos a futura campeã Wilson’s. Mais uma vez fizemos um bom jogo contra elas, mas, assim como na primeira fase, sucumbimos por nossos próprios erros. Restava, então, a disputa pelo terceiro lugar.
Começamos errando muito, mas as adversárias, dependentes de uma principal atacante, mostrava-se frágil quando ela ia para o fundo de quadra. Aproveitamos e mantivemos o jogo equilibrado. Os erros recíprocos, assim como a troca de pontos, se sucederam durante todo o jogo. Novamente o desenvolvimento da partida fez com que nos pontos derradeiros nossas melhores passadoras estivessem concentradas. O saque caiu na mão certa. Resultado: vencemos. 25X23. Terceiro lugar!!!
Resultado merecidíssmo: pelo empenho e desempenho de minhas atletas, a maioria da primeira geração que treinei aqui no Vale há mais de dez anos; por minha levantadora recém saída do infantil e que acusou muito pouco a pressão; por termos colocado uma equipe do Vale no pódio; por nunca termos desistido de um ponto, mesmo quando as coisas não estavam muito bem para nossa equipe; por, enfim, por termos superado as expectativas e tido a humildade de ver que nossas limitações teriam que ser transformadas em determinação, empenho e superação para manter a pegada até o fim. Parabéns Daiany, Suzy, Débora, Gabrieli, Catarina e Gabriela.
Na final; A invicta Wilson's venceu o Pró-Vôlei num jogo tremendamente renhido: 29X27. Voleibol de altíssima qualidade em Vale Verde.

Pergunta final ou “as estatísticas em meu favor”: o que as quatro equipes finalistas tinham em comum? Todas tinham técnicos que conhecem um pouco mais de voleibol. 



7 comentários:

  1. Breno,obrigado toda a atenção e dedicação com nosso time!!! Aquele que era para ser o "pior",mostrou que com força e determinação podemos sim chegar ao resultado desejado!!! Obrigado por tudo!!!
    Todas as equipes estão de parabéns pelo dia de ontem

    ResponderExcluir
  2. Breno,obrigado toda a atenção e dedicação com nosso time!!! Aquele que era para ser o "pior",mostrou que com força e determinação podemos sim chegar ao resultado desejado!!! Obrigado por tudo!!!
    Todas as equipes estão de parabéns pelo dia de ontem

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!
    Resposta a pergunta final: quando lhe convidamos para ser nosso treinador, já sabíamos seu conhecimento e experiência, como lhe falei, isso seria e foi nosso diferencial.
    Parabéns a todas as equipes,as vencedoras e as demais, mas em especial a minha pela superação e conquista do 3° lugar.
    Parabéns pra nós, parabéns Treinador 👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. É isso aí gurias.
    Foi muito bom encontrá-las e ver que não perderam os fundamentos do voleibol. Nem a paciência comigo, kkk.
    E quando coloquei na legenda de nossa foto superação, eu me referia à nossa superação e à superação de algumas expectativas que nos colocavam como o time menos competitivo do torneio.
    Repriso: vocês estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Belo texto! Que possamos juntos compartilhar mais dias assim.
    Parabéns, professor! Teu conhecimento e dedicação fizeram a diferença. Parabéns, meninas, pela garra e foco. Medalha merecida!
    Agradeço o elogio com todo carinho e admiração que tenho por ti, Breno! Obrigada por acreditar e fazer parte de momentos especiais como os de ontem. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Querida Alice. Obrigado pelas palavras. Precisamos fazer com que esses encontros "voleibolísticos" (licença linguística, kkk) se tornem uma constante e não apenas eventos esporádicos. Vamos pensar numa Liga? Bj.

    ResponderExcluir