Alguém já disse...

Os do mal começam a vencer quando os do bem cruzam os braços!

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

ENEM 2017

                   E está aí mais uma edição de Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
                Em todo Brasil os estudantes se preparam na tentativa de buscar uma vaga nas principais universidades públicas nacionais ou, quem sabe, até uma bolsa de estudos que se lhes garanta estudar numa faculdade ou universidade particular.
Resultado de imagem para enem            Vejo na tv que os cursos preparatórios, os cursinhos, se esmeram em oferecer alternativas de estudos diferenciados neste momento tão crucial: encontrões, onde centenas de alunos se reúnem no mesmo espaço para revisar os conteúdos, encontros show, em que os estudantes, às vezes milhares, são recebidos para estudar e assistir shows musicais durante longas horas, encontros chamados “noites dos livros com pijamas”, em que os estudantes passam a noite toda estudando, literalmente, e revendo as matérias estudadas ao longo do ano. Tudo muito objetivo. Tudo muito um show com slides, filmes, som, piadas, musiquinhas. Tudo pensado como uma forma de mobilizar os estudantes.
Resultado de imagem para estudar                Agora, apesar de tudo isso, apesar desses espetáculos todos, uma certeza eu posso garantir: ainda não inventaram uma forma mais eficiente e eficaz de se passar num concurso, seja ele ENEM, concursos públicos, seleção escrita para um emprego, prova da OAB, seleção para mestrado ou doutorado, etc., do que o tradicional método de se sentar sobre os livros, no sentido figurado, claro, e “mandar ver”.  Ler, memorizar, decorar, reproduzir, interpretar, relacionar, fazer exercícios, reescrever, tornar a ler, decorar, interpretar, relacionar, refazer os exercícios, reescrever... E repetir tudo de novo durante muitas e muitas vezes. É simples assim. É um método infalível. Infalível mesmo.
Resultado de imagem para estudar                Via de regra, aqueles classificados numa seleção estavam mais bem preparados do que seus concorrentes. E estar mais preparado significa, grosso modo, ter estudado mais. Alguns até podem ter tido um pouco de sorte, mas é certo que a sorte raramente é determinante numa seleção mais exigente. Além do que, é sabido, a sorte geralmente acompanha os bem preparados.
                Outra questão. Ninguém se prepara para um concurso mais exigente de um dia para outro. Estudo eficiente e competitivo demanda tempo, dedicação, organização, resiliência e disposição. Podes crer amigo leitor, que os estudantes que melhor irão se destacar no ENEM já vêm estudando há bastante tempo ou já tem o estudo eficiente como processo. Ninguém dá um chute num cupinzeiro e sai sabendo o conteúdo de uma disciplina o suficiente para passar num concurso de seleção.
                Então, desejo sucesso a todos que se dispuseram a se preparar para o ENEM e pagaram o preço dessa preparação, investimento de tempo, investimento financeiro, abrir mão de festas, baladas, ficações e pegações, reduzir o lazer ao mínimo, uma vez que a prioridade eram os livros. 
E a esses, que venha a sorte, se precisarem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário