Alguém já disse...

Os do mal começam a vencer quando os do bem cruzam os braços!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O ENEM e o Ensino Médio Politécnico - Parte I



Em 2012, 90% das escolas estaduais brasileiras ficaram abaixo da média do ENEM. Transformando em números, as escolas estaduais obtiveram média de 479,4 pontos, ante 558,21 das privadas, 564,9 das federais e 511,2 das municipais. O ano de 2012 repetiu 2011; e 2013 também repetirá tais índices. Infelizmente.

Quando analisadas as mil primeiras escolas colocadas no ranking do Enem 2012, somente 67 instituições pertencem à rede pública de ensino. Dentre essas, temos as escolas militares federais e estaduais, que são top de linha, e temos as escolas ligadas às universidades como as de aplicação, que também são top de linha. Objetivando ainda mais tais índices, entre as cem escolas com as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio 2012, apenas doze são mantidas por governos — federal, estaduais ou municipais. Creio que nenhuma de ensino regular. Nenhuma! Volto a destacar: nenhuma!
Medidas urgentes devem ser tomadas para tornar o Ensino Médio das escolas públicas estaduais   regulares mais eficiente e competitivo.
Aqui no Rio Grande do Sul, até o momento, não me parece estarmos no caminho desta mudança. Ao menos no que diz respeito ao que conhecemos da proposta do Ensino Médio Politécnico: tanto pela forma como ele está organizado atualmente quanto por sua preocupação em zerar os índices de reprovação, custe o que custar, principalmente sem se preocupar com a qualidade do ensino. (Dados obtidos no site do MEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário