Alguém já disse...

Os do mal começam a vencer quando os do bem cruzam os braços!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Filosofia do Quotidiano I


        Filosofia é um importante ramo do conhecimento humano. É, também, uma importante disciplina escolar. É, por fim, um importante curso universitário; dos mais significativos.
Sou professor de Filosofia no Ensino Médio e nesta qualidade tenho, como proposta de trabalho, o objetivo de, entre outros, resgatar com meus alunos o hábito de pensar, pois este é, ao fim e ao cabo, o objetivo da Filosofia: pensar.
Longe, muito longe de querer ser ou me comparar com um filosofo, me vejo como um esforçado professor com esta disposição de retomar o hábito do pensar eficiente, objetivo e significativo, em fim, refletir, não só sobre questões ou situações práticas ou imediatas, do quotidiano, mas também, muito importante, sobre questões abstratas, pois quando falo que perdemos o hábito de pensar é principalmente a essas questões que me refiro. É o pensar pelo pensar. E estas “questões abstratas” são tão importantes quanto as práticas, se não mais!
Penso, logo, existo?
O princípio da disciplina de filosofia é esse: pensar, reflexivamente, sobre um assunto importante é o primeiro passo para mudarmos nosso agir a cerca do mesmo. Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário