Alguém já disse...

Os do mal começam a vencer quando os do bem cruzam os braços!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Onde vai parar a Educação?

Esta semana fomos brindados com três notícias que caracterizam o atual quadro em que se encontra a educação brasileira, mostrando que, apesar de inúmeros avanços, qualquer descuido é causador de enormes retrocessos.
O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM novamente apresentou problemas. Como pode o Ministério da Educação e Cultura - MEC, justamente o da Educação, não conseguir contornar tantos e tão frequentes problemas? Quem vai pagar o custo da realização de uma nova avaliação de âmbito nacional? Certamente seremos nós, os contribuintes. Quem vai indenizar os gastos dos candidatos? E o desgaste por eles sofridos? E a coisa tende a piorar na medida em que a situação toda foi parar na Justiça, que, como se sabe, tarda mas não falha. Vejamos no que vai dar.
Por outro lado, aqui no Rio Grande do Sul, um aluno de um curso técnico agrediu uma Orientadora Educacional, pois não concordava com a nota de uma avaliação. Quebrou-lhe os dois braços com uma cadeirada e, após a mesma ter caído, desmaiada, continuou agredindo-a com socos e pontapés, quebrando-lhe dentes e causando-lhe uma série de escoriações. Num caso destes, só o que se pode bradar é "cadeia nele"! Mas não vai faltar um pai, mãe ou avô justificando as ações deste marginal.
Por fim, está desfeito o mistério: para deleite de seus milhões de eleitores, o Francisco Everardo, vulgo Tiririca, não é analfabeto. Ao menos são as informações que nos chegam após um teste que o mesmo fez no TSE. Aguarda-se a confirmação por um Juiz Eleitoral, autoridade competente para, oficialmente, fazer a declaração de alfabetização do cidadão.
Pelo que se pode observar, a Educação brasileira está se tornando um caso de Justiça, de Polícia e de Política. Como se já não o fosse há muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário